Criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de propor novos enunciados. Não é apenas um talento, mas uma competência que, como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
De onde vem a criatividade?
Primeiramente, a criatividade sempre foi considerada algo próprio do ser humano. No entanto, muitos filósofos da antiguidade acreditavam que esse atributo era específico de alguns seres humanos. Apesar desse pensamento ter vigorado durante tantos anos, hoje acredita-se que qualquer pessoa pode ser mais criativa, basta exercitar essa habilidade.
Essa mudança de perspectiva acerca da criatividade aconteceu, em grande parte, devido ao avanço da psicologia e da neurociência. Isso porque, pesquisas acadêmicas dessas áreas mostram que essa habilidade está relacionada a outras, como flexibilidade, originalidade e fluência.
Mas, afinal como “conseguimos” a criatividade? Ao longo de nosso crescimento, temos a influência das pessoas que convivem conosco e isso, certamente, reflete no modo como nos comportamos. Além disso, passamos pelo medo do fracasso e desenvolvemos nossos próprios sonhos e desejos. Tudo isso impacta na maneira como nos tornamos, ou não, alguém criativo.
Por outro lado, nosso cérebro biológico trabalha no sentido de poupar energia, ou seja, de modo que a gente faça o menor esforço possível. Sendo assim, o funcionamento do nosso corpo vai contra a criatividade, já que está demanda sair do conformismo e tentar coisas novas. Por isso se torna importante praticar hábitos criativos.
Tipos de criatividade
Criatividade coletiva ou de grupo
Já este tipo de criatividade diz respeito ao modo de agir de um grupo ou empresa. Normalmente, esse tipo de criatividade surge quando um grupo interage com o mundo exterior, ou quando os membros interagem entre si e trocam experiências.No mais, muitas organizações consideram que a “criatividade em equipe” é o modo mais fácil de atingir bons resultados.

Criatividade individual
Inicialmente, a criatividade individual trata-se do modo como cada indivíduo se expressa e cria novas coisas.

O processo criativo
Ela se relaciona a algo imaginativo e resulta no novo. Nas sete artes, o processo criativo é multi. Multidisciplinar, conversa com a história de vida do artista, seu contexto, suas experiências, os materiais, a música. Por mais livre que seja, contudo, o processo criativo requer uma estrutura.. Confira abaixo os seguintes passos da criatividade:
PREPARAÇÃO
Pode-se chamar a etapa de Preparação de “trabalho” em si. As atividades comuns e geralmente repetitivas são o primeiro passo. Muitas pessoas esquecem de considerar atividades mecânicas no processo criativo, quando elas são o embrião de tudo.
Um programador escrever um código ou um artista começar um esboço são exemplos desse primeiro passo.
INCUBAÇÃO
O momento em que as duas redes do seu cérebro se conectam. É o momento em que nasce uma ideia. Conexões são feitas, ideias são filtradas e outras novas surgem nesse processo.
Essa etapa costuma ser negativamente impactada pelas tarefas imediatas do cotidiano. Com tantas distrações e preocupações, o processo criativo acaba sendo interrompido nesse ponto.
ILUMINAÇÃO
O estalo que dá início à inovação do processo criativo. Aquela ideia que, muitas vezes, surge quando você menos espera.
Esse momento “eureca” é quando aquela ideia encubada toma forma e a implementação começa a se estruturar.
IMPLEMENTAÇÃO
Esse é o processo que as outras pessoas enxergam o profissional, de fato, realizando. É o texto ou a ilustração sendo feita. É o momento de avaliação e filtragem das ideias que desencadearão a criatividade em si.
Por ser o final da etapa, existe uma confusão justamente sobre a visão externa desse processo criativo. Muitos não reconhecem ou sequer sabem do caminho que foi realizado para se chegar aqui.
No caso de ambientes profissionais, isso pode significar prazos irreais ou que não levam em consideração o processo criativo completo. Profissionais autônomos, por um distanciamento desse ambiente, acabam sofrendo com essa falha de compreensão do processo criativo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário