Em informática um spyware é um tipo de programa automático intruso destinado a infiltrar-se em um sistema de computadores e smartphones, para coletar informações pessoais ou confidenciais do usuário,é instalado secretamente numa máquina para realizar suas tarefas.
Como funciona um programa espião
Logo após a instalação, um programa espião pode atuar de várias formas diferentes. A principal dela é a de keylogger, ou seja, registro de atividades do computador. Por meio desse registro, é possível acessar histórico de digitação, cliques, pesquisas e sites acessados, por exemplo.
Além disso, um spyware também pode ser ativado para golpes por meio do dispositivo afetado. Isso porque pode estar atuando ao lado de um trojan bancário e roubar informações confidenciais para realizar transações financeiras. Ao mesmo tempo, os programas também podem alterar a configuração de um aparelho e permitir o controle por um programa espião ou usuário invasor.

Também é importante ressaltar que, em alguns casos, os spyware são instalados de maneira legais. Empresas comerciais podem fazer uso de um programa espião para rastrear e perceber preferências dos usuários e, assim, vender publicidade direcionada.
A princípio, a melhor forma de se proteger da atuação de um programa espião é ter um antivírus ou uma ferramenta anti-malware ativa. Além disso, é fundamental que o software esteja atualizado.

O que fazer se for infectado
Depois de ser infectado por um spyware, a primeira cosa a fazer é buscar um software anti-malware e spyware. Para isso, no entanto, é importante estar atento às mesmas dicas fornecidas anteriormente. Uma vez que o acesso descuidado pode instalar programas duvidosos, você pode precisar consultar um especialista para escolher o antivírus ideal.
Logo após descobrir a contaminação, também é importante entrar em contato com bancos. Isso porque, dependendo do que foi captado, você pode estar suscetível a fraudes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário